-
Arquitetos: Young Projects
- Área: 325 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Alan Tansey
-
Fabricantes: Chapter+Verse, reSAWN Timber
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência é composta por seis módulos de empenas de aproximadamente 7,5 x 7,5 metros, dispostos para alinhar as águas do telhado e criar continuidade de um módulo para o outro. Em contraste, os beirais do telhado de cada módulo fluem para cima e para baixo, o que resulta em uma variedade de superfícies onduladas e linhas de visão inesperadas em todo o exterior e interior da casa, a qual é revestida com madeira Accoya cinza escuro, cujas fibras realçam as bordas e arcos dinâmicos da paisagem do telhado.
A conclusão da Casa de Seis Quadrados coincide com o anexo projetado por Young Projects à histórica casa de fazenda de 1850, que está localizada na frente da propriedade, e também a uma nova casa secundária com piscina e deck de ipê na parte dos fundos da propriedade. Situado no centro do lote, a Casa de Seis Quadrados se torna o núcleo da propriedade, bem como a residência principal do cliente, com a antiga casa da fazenda se tornando a casa de hóspedes.
A Young Projects projetou a Casa de Seis Quadrados como uma contrapartida contemporânea da casa de fazenda, que o cliente havia superado. O estúdio se propôs a criar uma nova residência que condiz sutilmente com a arquitetura histórica de Long Island, enquanto radicalmente reimagina uma tipologia de celeiro tradicional como uma casa elegante e inovadora. “Começando com a tipologia vernácula simples de um celeiro, a cobertura híbrida de planos conectados diminui e flui como uma nova figura dinâmica, contemporânea em sua linguagem, mas atemporal em sua origem”, diz Bryan Young, fundador e co-diretor da Young Projects .
Aproximando-se da Casa de Seis Quadrados pela frente da propriedade, você pode ver os módulos da garagem e da sala de estar, separados por um caminho de concreto polido que leva diretamente ao ponto focal da casa: um pátio triangular. A fachada cinza-escuro impressiona. O telhado de ripas se alinha com as paredes externas de para criar longas linhas verticais que começam na cumeeira do telhado e se estendem até o solo. O telhado e as paredes externas são construídos com o mesmo material: ripas de madeira Accoya carbonizada, manchada e selada e Western Red Cedar. São madeiras duráveis e de baixa manutenção que combinam com a fachada de cedro histórica da casa da fazenda, enquanto parecem distintamente contemporâneas.
Em termos de planta, os seis módulos que compõem a Casa de Seis Quadrados se organizam em torno do pátio central triangular. Para os arquitetos do Young Projects, este arranjo ofereceu um equilíbrio visual atraente entre simetria e assimetria, dependendo do ponto de referência do habitante na casa. A cobertura combina cumes de telhado alinhados e beirais curvos, aumentando essa dicotomia.
O arranjo em mosaico também cria divisões programáticas estratégicas em toda a casa, com cada módulo vagamente vinculado a um uso diferente: sala de estar, cozinha, quarto principal, quarto secundário, varanda e garagem, todos circundam o pátio triangular. Além disso, esse layout aproveita a paisagem circundante, com cada módulo oferecendo uma visão diferente da exuberante propriedade.
Os quartos apresentam vistas emolduradas das árvores maduras e retorcidas do local para maior privacidade. Em particular, o quarto principal oferece uma vista direta de uma antiga árvore, muito admirada pelo cliente. Os espaços de convivência se abrem diretamente para uma paisagem projetada para entretenimento: pátio central, prado e casa com piscina. A cozinha, localizada no centro da casa, fica ao lado do pátio triangular e olha através da varanda aberta que emoldura a vista da paisagem além.
As áreas de estar e cozinha estão interligadas, resolvendo-se como um grande espaço aberto que enfatiza o fluxo ondulante do teto - resultado da cobertura irregular acima. “Os espaços dentro da casa respeitam e confundem os módulos”, diz Marciniak. “E as conexões entre os módulos geram os espaços interiores mais interessantes, bem como a geometria da linha do telhado.” Enquanto o teto ondula através da área comum, ele é marcado por uma geometria regulada; a estrutura de madeira em si não é dobrada, em vez disso, cada viga reta gira ligeiramente em relação às suas vizinhas, desenvolvendo uma superfície curva agregada.
Em toda a casa, as seleções de materiais e sua paleta de cores correspondente seguem um espectro neutro e orgânico, codificado pelo uso de um determinado espaço. Os materiais preto e cinza definem o exterior da casa: os pátios de concreto polido e a fachada carbonizada de Accoya. O cedro em tons de ocre cobre as zonas híbridas interna e externas da casa: o pátio triangular e a varanda, bem como as molduras de todas as portas e janelas voltadas para o exterior. Por fim, o interior é revestido de gesso branco, as paredes e tetos são de gesso, o piso e a marcenaria são de carvalho branco, e as bancadas e estantes são de mármore claro (Calacatta Caldia, Calacatta Gold, Mountain White, Olympian White).
No geral a Casa de Seis Quadrados atinge um equilíbrio elegante e inovador tanto no interior quanto no exterior: “Por um lado, o projeto da casa é governado por sua própria lógica geométrica”, explica Young. “Por outro lado, reenquadra e se conecta de volta ao terreno como um todo.”